No Dia do Lixo Zero, garrafas de vidro e óleo de cozinha foram os materiais mais recebidos no Shopping Praça Nova

Leandra Cruber

No Dia do Lixo Zero, garrafas de vidro e óleo de cozinha foram os materiais mais recebidos no Shopping Praça Nova
Foto: Leandra Cruber

Neste sábado, a ação nacional do Dia do Lixo Zero movimentou o Shopping Praça Nova, local escolhido para receber as entregas de diversos resíduos sólidos e até líquidos, como óleo de cozinha usado. Promovido pelo Instituto Lixo Zero de Santa Maria, o evento tem como objetivo o recolhimento de materiais recicláveis, assim como a conscientização sobre o descarte de lixo. 

A mobilização do Dia do Lixo Zero é realizada em todo o país e, em Santa Maria, tem parceria com a prefeitura, o Praça Nova e a Estante Gamer. No Praça Eco, local do shopping preparado para a ação, a equipe de voluntários recebeu mais de 300 quilos de resíduos durante a manhã de sábado. Entre os materiais mais recebidos, destacaram-se os potes e garrafas de vidro e o óleo de cozinha usado. 

Para a voluntária Mauren Minato, 35 anos, as primeiras horas da iniciativa já sinalizaram para o sucesso da ação. Além disso, a equipe percebeu que muitas famílias frequentaram o local como forma de conscientizar os filhos. 

– Percebemos uma movimentação de algumas famílias, sobretudo de crianças que vêm junto dos pais. E isso é muito interessante porque mostra que os pais estão interessados e incentivam a curiosidade dos pequenos que podem aprender muito. Nosso objetivo é justamente influenciar na conscientização acerca do descarte de lixo – ressalta Mauren. 

Leia também:

Com problemas nas estradas e na iluminação, nove distritos de Santa Maria vivem a mesma realidadePoliciais investigados pela morte de Gabriel são presosAtriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro

A professora Carina Boeck, 50, participou da ação junto dos filhos Alice Boeck, 12, e Ciro Boeck, 9. Ela descobriu a iniciativa pelas redes sociais: 

– Sigo vários perfis no Instagram que tem essa preocupação com a reciclagem e a produção exagerada de lixo. E quando vi que teria essa ação em Santa Maria achei muito interessante e como em casa é um assunto que faz parte do nosso dia a dia, trouxe os filhos também. 

E eles adoraram participar da iniciativa e pesar os materiais entregues a equipe. Segundo Alice, a reciclagem é um tema estudado na escola e que deve ser ensinado desde criança. Ela também adorou conhecer a Estante Gamer, parceira do Dia do Lixo Zero e que é um ponto de descarte de lixo eletrônico na cidade.

– É uma ideia muito boa porque hoje em dia o mundo está muito poluído e muita gente não sabe ainda fazer o descarte correto. Ensinar isso desde a escola, eu inclusive estou aprendendo, é bem importante. Uma das coisas muito legais é a gente reutilizar aparelhos eletrônicos antigos e não ficar descartando e comprando outros toda hora – explica. 

Além de contribuir com o desenvolvimento sustentável de Santa Maria, quem participou da ação ganhou brindes de acordo com o peso dos resíduos sólidos ou líquidos entregues no Praça Eco. Dois litros de óleo usado, por exemplo, podem ser trocados por um detergente. 

Materiais coletados no sábado:

Plástico: garrafas em geral, tampinhas, lacres, sacolas, embalagens de alimentos e cosméticos;Vidro: embalagens de vidro inteiras ou quebradas, frascos, garrafas de bebidas e espelhos;Papel: Jornais, papéis, papelão, revistas, caixas, livros e cadernos;Metal: arames, ferragens, latas em geral e molduras de quadros;Eletroeletrônicos: TVs, DVDs, cabos, eletrodomésticos, computador e acessórios, celulares e telefone fixo;Pilhas e baterias: de lítio e chumbo;Lâmpadas: lâmpadas fluorescentes e de LED;Móveis e Linha Branca;Óleo de cozinha.

Leia todas as notícias

Leandra Cruber, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PMs investigados pela morte de Gabriel participam de audiência na Justiça Militar em Santa Maria Anterior

PMs investigados pela morte de Gabriel participam de audiência na Justiça Militar em Santa Maria

Revista Mix: Brincando e aprendendo sobre os patrimônios de Santa Maria Próximo

Revista Mix: Brincando e aprendendo sobre os patrimônios de Santa Maria

Geral